top of page
Pinturas Kids'

O Projeto Freire surgiu como uma das frentes do Comitê Estudantil de Apoio Popular (CEAP). Somos estudantes de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná, e voluntárias de outras áreas, que juntamente decidiram dialogar com a comunidade acerca da Infância e Educação. O objetivo é criar conteúdos acessíveis para famílias que estão vivenciando o Ensino Remoto Emergencial, principalmente de escolas públicas, por meio de textos, dicas e materiais.

Nosso projeto conta com alguns objetivos que norteiam nossa prática...mas o que é um objetivo? Segundo o site Significados, “Objetivo significa o fim que se deseja atingir, a meta que se pretende alcançar ou o que é relativo ao objeto...”. No nosso projeto, pensamos em conjunto o que nos norteia em nossos planejamentos e reuniões e definimos a seguinte lista:
 

  1. Intencionalidade Pedagógica
    De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2017), ”essa intencionalidade consiste na organização e proposição, pelo educador, de experiências que permitam às crianças conhecer a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica, que se traduzem nas práticas de cuidados pessoais (alimentar-se, vestir-se, higienizar-se), nas brincadeiras, nas experimentações com materiais variados, na aproximação com a literatura e no encontro com as pessoas". Sabendo da nossa responsabilidade enquanto estudantes de Pedagogia e atuantes na área de educação, a intencionalidade pedagógica deve estar presente em nossas ações, assim como nos materiais criados em nome do Projeto Pedagógico Freire.
     

  2. Acolhimento
    Em tempos de pandemia e isolamento social devido ao COVID-19, o acolhimento se faz necessário. Segundo o Dicionário Online de Português, acolhimento significa "boa acolhida, hospitalidade, modo de receber ou maneira de ser recebido". Como um dos objetivos do Projeto Freire é entrar em contato com as famílias, decidimos que, além de conhecer, podemos acolher suas dúvidas, experiências e inquietações.
     

  3. Valorização de manifestações culturais
    A terceira competência geral da Educação Básica, segundo a  Base Nacional Comum Curricular (2017), consiste em "Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural." Nossa intenção a partir deste objetivo é trazer sugestões e propostas para que as crianças e as famílias possam vir a ampliar seu repertório de experiências  culturais, assim como valorizar artistas locais. 
    *Significado Fruir: desfrutar, usufruir. 

     

  4. Contextualização 
    Segundo o artigo 206 da Constituição Federal de 1988*, são princípios da educação a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, assim como a garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. Pensando nisso, um dos objetivos do Projeto Pedagógico Freire é  contribuir no contexto em que a criança vive e propor atividades que sejam acessíveis e possíveis de serem adaptadas de acordo com o mesmo.
    *Esses princípios também encontram-se no artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei Nº 9.394/96.

     

  5. Compartilhar conhecimento científico 
    Segundo o artigo 43 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei Nº 9.394/96, uma das finalidades da educação superior é “promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade”. Além disso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (2013) afirmam que o conhecimento científico é uma das condições para o exercício da cidadania.
    Por isso, nós, estudantes de universidade pública, consideramos como um de nossos objetivos compartilhar conhecimento científico com a comunidade formada pelo Projeto Pedagógico Freire.

     

  6. Conscientização
    “Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade” é uma das finalidades da Educação Superior, segundo o artigo 43 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394/96, assim como “promover a extensão, aberta à participação da população”.
    Tendo em vista que essas finalidades dialogam com as Competências Gerais da Educação Básica, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quando abordam sobre a valorização de diferentes saberes e utilização dos mesmos para exercício da cidadania.
    O nosso objetivo de Conscientização é embasado pelos aspectos legais trazidos acima, principalmente no contato com a comunidade, sabendo que podemos ser agentes ativos de mudança no nosso cotidiano, como nos traz Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Indignação: “A consciência do mundo e a consciência de mim me fazem [..] um ser capaz de intervir no mundo e não só de a ele se adaptar.” (2015, p. 44).

 

Você consegue conferir as nossas Redes Sociais no canto inferior esquerdo dessa página, e para mandar mensagem é só clicar na nossa aba CONTATO.

 

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, basta mandar-nos uma mensagem! :-)
 

E quem somos nós?

Confira abaixo as integrantes do Projeto Freire.

WhatsApp Image 2020-08-13 at 13.36.39.jp

Beatriz Mandarino.

Estudante de Pedagogia na UFPR, cursando o 4° ano da graduação. Trabalha em uma escola de rede privada, principalmente com Educação Infantil. 

WhatsApp Image 2020-08-14 at 18.26.11.jp

Ingrid Mariane.

Formada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE) . Já atuou na Educação Infantil.

WhatsApp Image 2020-08-15 at 11.37.32.jp

Georgia Catherine Sartor.

Estudante do 4º ano de Pedagogia na UFPR e entusiasta dos diálogos entre Educação, Neurociências e Direitos Humanos.

WhatsApp Image 2020-08-14 at 21.15.29.jp

Lucia Guerra.

Cursando quinto ano de Pedagogia pela UFPR. Ativista em defesa dos direitos humanos. Atualmente trabalha como profissional de apoio a inclusão na rede pública de ensino.

WhatsApp Image 2020-08-16 at 19.44.16.jp

Clara Lua Kowalski.

Tem 21 anos, cursa graduação em Filosofia na UFPR e trabalha com fotografia e cinema. Participa do Projeto Freire realizando edições de vídeo e áudios para o Instagram e YouTube.

WhatsApp Image 2020-08-14 at 19.51.07.jp

Larissa de Melo Schroeder.
Formada no bacharelado e cursando licenciatura, ambos em Ciências Biológicas pela UFPR. Tutora numa empresa privada de aulas particulares. Já estagiou no IFPR lecionando Biologia para o ensino médio.

WhatsApp Image 2020-08-14 at 22.00.13.jp

Jucélia Catarina.

Formada em Pedagogia pela UFPR, professora da Rede Municipal de Curitiba,  na primeira etapa do ensino fundamental e mestranda em Educação em Ciências e em Matemática, pela UFPR.

WhatsApp Image 2020-08-14 at 20.53.10.jp

Maria Eugênia Secco.

Estudante de Pedagogia na UFPR e atuando na área da Educação Infantil desde 2017. Atuou em serviços comunitários direcionados à crianças por mais de cinco anos. Encantada pela Educação e por ser professora.

WhatsApp Image 2020-08-17 at 11.58.55.jp

Gabrielle França.

Estudante do 3° ano de Pedagogia na UFPR, formada no curso de Formação de Docentes em 2017. Atua como profissional de apoio na rede privada de ensino.

WhatsApp Image 2020-10-02 at 21.45.23.jp

Marô Scheremeta. 
Estudante do 3° ano de Pedagogia  na UFPR, formada pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus no Curso de Formação de Docentes. Apaixonada pela educação e por áreas relacionada a inclusão.

bottom of page